QIX

No ano de 1993, na cidade de Novo Hamburgo-RS, dava-se início à maior marca de tênis de skate do Brasil, a Qix. Fundada por Ramon Müller aos 38 anos de idade. Ramon era um advogado mal sucedido que decidiu voltar a fazer o que mais gostava, sapato, na profissão que aprendeu aos 16 anos. Cinco anos depois de ficar produzindo calçados de baixo custo, mas de muita qualidade, Ramon foi procurado por uma marca de skate chamada Overdose, para produzir seus tênis. Com pouco mais de meio ano de experiência na fabricação de tênis de skate, ele percebeu que havia uma lacuna de tênis no mercado brasileiro e decidiu começar a fabricar os tênis com sua própria marca. Assim fundou a Qix, cujo nome tem origem num gibi trazido da Inglaterra, onde a palavra Qix significa chute.

Desde o início, a marca se preocupou em apoiar o skate e estar sempre muito próxima aos skatistas. Assim, a marca logo contratou o seu primeiro skatista profissional, o gaúcho Biano Bianchin e a partir de 94 foi a primeira marca brasileira a pagar um salário mínimo para o seu atleta. Alguns anos depois, a Qix também foi a primeira marca brasileira a assinar carteira de trabalho para seus skatistas. Seguindo essa filosofia, a Qix já patrocinou skatistas em vários países como Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e até mesmo na Espanha, quando iniciou o projeto de internacionalização da marca montando uma distribuidora da cidade de Bilbao, da qual também distribuia seus produtos para Portugal, França e Bélgica.

Em 1996 a Qix realizou o Circuito Gaúcho Amador, com 11 etapas e o prêmio para o campeão foi uma moto Honda. O ganhador foi o skatista Elisandro de Souza. Por ser um atleta da Qix, Ramon teve receio que se ele ganhasse, ficaria uma imagem que havia fraude no campeonato,porém a sua vitória concretizada na última etapa foi incontestável.

Ver mais
Voltar ao topo
Logo Convertr